Bq Aquaris E4.5 Ubuntu Edition: o primeiro Ubuntu Phone já chegou ao mercado

Anunciado no início de 2013, a versão de Ubuntu para telemóveis prometia usar “todas as potencialidades dos smartphones” e que os utilizadores com dispositivos correndo Android poderiam migrar facilmente para este sistema já que o Ubuntu “Mobile” seria construído usando o Kernel de Android e respetivas drivers. A Canonical até tinha previsto que os primeiros dispositivos correndo Ubuntu estariam no mercado o mais tardar no início do 2º trimestre de 2014, e embora não fosse expectável que fosse distribuído por alguma operadora, o mais certo era que o smartphone fosse construído por um dos maiores produtores de dispositivos correndo Android.

Dois anos volvidos e finalmente apareceu o primeiro Ubuntu Phone, mas de todas as previsões feitas apenas uma se cumpriu: a de que não haveria distribuição por parte de uma operadora. À primeira vista até pode parecer que todas estas mudanças conduziram o processo ao fracasso, mas o fato de se ter esperado mais um ano e de se ter escolhido uma empresa como a bq para a produção, pode ter sido a chave para um eventual sucesso da iniciativa, dando origem a um OS mais completo e estável inserido num equipamento decente e acima de tudo a um preço razoável.

Aquaris E4.5 Ubuntu

Ao nível das especificações do smartphone não há propriamente nada que regale o olho, mas se tivermos em consideração a gama de preço em que se insere (169.90€) facilmente podemos concluir que estamos perante um equipamento com excelente rácio preço/performance, talvez o melhor dentro da sua gama. Vejamos então as principais especificações técnicas:

  • Ecrã IPS de 4.5” com multitouch de 5 pontos;
  • Resolução 540×960 com 240 ppi;
  • CPU Mediatek Cortex A7 Quad Core a 1.3GHz;
  • GPU Mali 400 a 500MHz;
  • 1 GB de RAM;
  • 8 GB de memória interna expansível com MicroSD até 32 GB;
  • Câmara traseira de 8 MPx e frontal de 5 MPx;
  • Bateria de LiPo 2150 mAh.

Analisando estas especificações há apenas um reparo a fazer. Considerando o que se passa com os dispositivos Android, 1 GB de RAM começa a ser pouco para os dias que correm, muito por culpa da fraca otimização das aplicações que são criadas atualmente. Embora 8 GB de memória interna pareça ser suficiente, a implementação de 16 GB de memória interna iria favorecer bastante o desempenho do sistema a longo prazo, no entanto isso iria certamente aumentar os custos de venda.HERO_Angled-Point-1_07.01.15_72_galleryMEDA nível de OS ainda não há muito para dizer, no entanto o uso das chamadas Scopes visa facilitar o acesso a aplicações e conteúdos multimédia que normalmente estão dispersos por várias aplicações. Em relação a aplicações disponíveis, a quantidade é bastante reduzida como se poderia esperar, mas se este sistema for aceite pela comunidade não deverá tardar muito até que o número de desenvolvedores dispare, até porque já existe a plataforma Ubuntu Store que já conta com a contribuição de algumas empresas conhecidas.

Em relação à disponibilidade deste equipamento ela está para já apenas à venda na Europa, e embora tenha sido lançado no dia 11 de fevereiro, esteve apenas à venda por tempo limitado (9h) sendo que neste momento é preciso esperar que a bq decida fazer mais uma flash sale.

Resta agora perguntar: será que Ubuntu Phone vai conseguir vingar num mercado completamente dominado por Android e IOS? Esperemos que sim para ver se se agita um pouco o mercado.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Bq Aquaris E4.5 Ubuntu Edition: o primeiro Ubuntu Phone já chegou ao mercado

    1. Acredito que sim. A estratégia dos convites pata o OnePlus One foi um pouco ingrata para algumas pessoas, esta das Flash Sales não é melhor. Mas acredita e conseguirás adquirir o teu equipamento, e quando conseguires depois partilha a tua experiência 😀

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s