Seagate Archive 8TB HDD

Esta não é propriamente uma notícia fresca já que remonta a meados de dezembro passado, no entanto, e após toda a polémica com o artigo da Backblaze, há que fazer uma ressalva ao que uma empresa como a Seagate tem feito nos últimos anos. Desta forma apresentamos a nova linha Archive HDD que conta com discos de capacidade de 5 a 8 TB, sendo que este último é que desperta mais a atenção, quer pela sua enorme capacidade, quer pelo seu reduzido preço…

Comparando com as soluções já existentes por parte da HGST (~700€), a Seagate propôs vender o seu produto na gama dos 300$, sendo que ainda não se encontra à venda em Portugal para o chamado “consumidor comum” (considerando a fantástica conversão $/€ que se costuma praticar e os elevados impostos associados, e sim Lei da Cópia Privada nós estamos de olho em ti!). Ora esta diferença, e pondo de lado qualquer análise ao desempenho dada a escassez de dados, pode significar uma redução significativa nos custos de investimento, já que a nível de operação ambos os modelos de 8TB apresentam consumos de energia bastante semelhantes.archive-hdd-8tb-dynamic-400x400

A nível de especificações, este género de disco não foge muito ao que se está habituado a ver, apresentando velocidades de escrita e leitura na ordem dos 150 MB/s, com um máximo estável de 190 MB/s, um pouco abaixo dos 205 MB/s que o disco da HGST apresenta. Em relação à cache, este disco apresenta 128 MB multissegmentados, que efetivamente se traduz no dobro da capacidade de alguns discos para sistemas comuns.

Considerando que este tipo de soluções é para ser aplicado em servidores ou em workstations, a taxa de erros deve ser o mais baixa possível, e o equipamento deve garantir um funcionamento contínuo e estável durante longos ciclos. Ora este disco, e segundo os testes realizados, está desenhado para operações 24/7, com ciclos contínuos de 8760 horas e com um workload máximo anual de 180 TB mantendo a integridade da memória durante 300000 ciclos de escrita completa.

Embora ao olhar para as especificações fornecidas pela empresa se possa concluir que estamos perante um produto de elevado desempenho, ainda é necessário esperar pelos resultados anuais de desempenho de discos para verificar a integridade de funcionamento do disco. Se ficar demonstrada a sua eficiência de operação e integridade, este é sem dúvida um equipamento a comprar mesmo para ser aplicado nos computadores de qualquer pessoa, seja ela um entusiasta, seja ela um profissional com elevadas necessidades de espaço de armazenamento.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s