App Crash Test: Lollipop vs iOS 8

Graças ao impacto que alguns dos seus artigos tiveram junto da comunidade de dispositivos móveis, a Crittercism, uma empresa especializada em soluções de gestão de desempenho de aplicações móveis, decidiu no final de outubro de 2014 lançar uma plataforma com os dados compilados acerca do desempenho de cada OS, cotas de mercado e até mesmo informação relativa a latência média de dados em vários países. Os dados apresentados encontram-se bastante atualizados e a amostra em análise é bastante larga (cerca de 30000 análises por segundo de acordo com a própria Crittercism).

Android-funny-apple

Se é certo que o sistema operativo da Apple era conhecido por ser mais estável que Android no sentido de apresentar menos “crashes” em aplicações, também é certo que a Google tem feito um trabalho decente para alterar essa tendência. De acordo com os dados apresentados, neste momento iOS8 e Android 5.0 Lollipop apresentam taxas de falhas de aplicações bastante semelhantes ao ponto de não ser possível afirmar de qual dos dois sistemas o mais estável, tal como pode ver nas figuras seguintes. (Podem clicar nas imagens para ver o gráfico mais recente no site da Crittercism).

1

2

Outro parâmetro em análise é o índice de falhas por dispositivo. Infelizmente, do lado de Android apenas são apresentados resultados para telemóveis da Samsung, sendo que a inclusão de mais marcas e modelos serviria para se poder fazer uma análise mais completa e fundamentada.

3

Como se pode verificar na imagem anterior não se verifica uma diferença muito significativa no “crash rate”, no entanto os utilizadores de Android queixam-se um pouco acerca dos problemas que sentem. Existe uma explicação lógica para este motivo: ao contrário dos equipamentos da Apple é possível obter um dispositivo correndo Android por menos de 70€ que, como é óbvio, não apresentará as mesmas especificações que um topo de gama embora possa correr a mesma versão de Android. Há que ter em atenção um outro aspeto. Embora dois telemóveis de marcas diferentes e do mesmo segmento de preço corram a mesma versão de Android, os dois OS são diferentes já que as marcas tem o hábito de dar o seu toque (não tão pouco) artístico e que influencia, normalmente negativamente, o desempenho do equipamento, mas esse é um assunto que deixaremos para outra altura.

Advertisements

2 pensamentos sobre “App Crash Test: Lollipop vs iOS 8

  1. Não é a ideia que tenho. Uso o Android 5.0 Lollipop num Nexus 5 e o iOS 8 num iPhone 6, e o Lollipop “crasha” mais vezes (aliás, o iOS 8 nunca deu qualquer problema, por si só) e no que toca a apps, é de longe mais frequente no Android. Se disser que no Lollipop em média uma app por dia crasha, no iOS não estou a exagerar quando digo que é 1 ou 2 por mês

    Gostar

    1. Aqui entre nós que “ninguém nos ouve”: o meu Android “crasha” que nem um doido mas isso é porque já tem 3 anos e as exigências do software são cada vez mais ridículas. Por outro lado também tenho essa sensação de iOS não ter tanto crash.
      Será que houve manipulação dos dados? Não te posso dizer nada acerca de isso mas acredito que uma empresa daquela dimensão não iria cometer tal erro, no entanto também não temos acesso à informação sobre os dados que eles recebem, de que aplicações ou de que equipamentos…
      Ruben

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s