USB 3.1 nas novas MoBo da Asrock e MSI

Faz agora dois anos que foi anunciada a revisão da ligação USB 3.0 para a versão 3.1, prometendo velocidades de 10 Gb/s (o dobro da atual ligação 3.0) ficando a par com a primeira revisão da ligação Thunderbolt e uma quantidade de energia fornecida pela ligação superior para que possa alimentar equipamentos mais exigentes sem a necessidade de fornecer energia por uma fonte externa. Com o anúncio desta revisão foi também anunciado o novo tipo de ligação USB: o tipo C.

Conector tipo C

A principal vantagem deste novo tipo de ligação (pelo menos aquela que vai ter maior impacto no uso diário) é o facto desta ligação ser reversível, eliminando assim aquela frustração de, embora se tenha 50% de hipóteses de acertar à primeira, parecer que nunca somos capazes de ligar o conector USB nas primeiras 3 tentativas.

hudpg

No entanto as vantagens não ficam por aqui. Este novo conector além de permitir uma longevidade de 10000 ciclos de inserção/remoção sem que haja mudanças físicas na conexão, pode ser usado para ligar vários dispositivos que anteriormente usavam outro tipo de ligações (monitores por exemplo) graças à quantidade de energia que consegue fornecer e a inserção de uma Display Port na ligação. Se quiserem saber um pouco mais (e de uma forma descontraída e humorística) acerca deste novo conector, vejam o vídeo seguinte apresentado por Linus Sebastian no seu canal Techquickie.

Asrock Extreme 6 e MSI X99A

Para que este tipo de tecnologia esteja disponível para o público, há que primeiro criar o equipamento para tal. E foi com essa ideia em mente que a Asrock e a MSI decidiram por mãos à obra a apresentar as primeiras motherboards com suporte para USB 3.1. A MSI tentou liderar a corrida com o anúncio da X99A Gaming 9 ACK, no entanto esta MoBo apenas suporta USB 3.1 com conector A. Por outro lado, e apenas dias depois, a Asrock anunciou a nova linha Extreme 6 para os chipsets Z97 e X99 com suporte para USB 3.1 com os conectores A e C.

msi               X99A Gaming 9 ACK. Fonte: MSI
Image2            Série Extreme6/3.1. Fonte Asrock

Desempenho

Embora ainda não estejam disponíveis para o consumidor comum, já existem alguns resultados de benchmark para esta nova revisão tal como se pode ver nas imagens seguintes (Fonte tom’s Hardware).

image003_w_600

image004_w_600

image006_w_600

Como podemos verificar pelos resultados obtidos, o desempenho desta ligação supera notoriamente o desempenho de USB 3.0. No entanto é seguro dizer que ainda vai demorar algum tempo até que esta ligação ganhe uma forte cota de mercado, já que se deve ter em consideração que ainda se vendem muitos dispositivos desenhados para funcionar com a revisão 2 de USB e os custos associados a esta tecnologia. Esperemos então que este seja o click que faça os fabricantes migrar em massa.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s