Throwback Thursday: Hλlf-Life Series

Estávamos no final de 1998 quando a Valve lançou o seu primeiro videojogo. Na pele de Gordon Freeman fazendo uso da icónica “crowbar”, tivemos de lutar contra aliens e marines e perceber qual o nosso papel naquela situação caótica enquanto eramos observados pelo enigmático G-man.

Mas Half-Life não nos trouxe apenas mais uma história de acção ou mais um shooter cheio de inimigos: ditou uma mudança na criação de FPS e até aos dias de hoje se verifica a sua influência.

0000002344.600x338

A small step for Gordon, a giant leap for Gaming

A realidade dos FPS em 1998 era bastante diferente do que estamos habituados aos dias de hoje. A integração de scripts na AI dos NPC permitiu que a história fosse contada sempre mantendo o controlo de Gordon e visão na 1ª pessoa, coisa que não se observava nos demais jogos da altura. Por outro lado, a resolução de puzzles e a possibilidade de salvar NPC e torná-los em companheiros de armas trouxe toda uma outra extensão à jogabilidade. Por todos estes feitos, Half-Life recebeu mais de 50 prémios de “Jogo do Ano”, tendo dado também a sua contribuição para que esta série fosse considerada o melhor shooter de sempre pela IGN. O sucesso deste jogo despertou o interesse de imensos criadores e não foi com surpresa que surgiram imensos MODS de Half-Life sendo Counter Strike o mais conhecido deles todos.

Passado 6 anos assistimos ao lançamento de Hλlf-Life2 que decorre num universo distópico, aproximadamente 20 anos depois dos acontecimentos de Half-Life. O seu predecessor foi um sucesso e um marco na indústria, mas Half-Life 2 elevou a fasquia ainda mais alto com a sua beleza estonteante, física avançada, AI bem construída, Level Design exímio tudo assente numa atmosfera rica e envolvente tal como se pode observar no trailer seguinte. Apenas queremos referir que tudo o que se pode ver no video seguinte acontece durante o jogo já que, à semelhança do seu antecessor, não existem cut-scenes pré-renderizadas.

Embora “só” tenha ganho 39 prémios de “Jogo do Ano”, HL2 arrecadou um dos maiores prémios da indústria de videojogos: o de “Jogo da Década”.

10 anos passaram desde o lançamento de Half-Life 2, no entanto, e entre HL2: Episode 1 e HL2: Episode 2, milhões de jogadores jogaram e ainda continuam a jogar (de acordo com dados da própria Valve foram realizadas cerca de 17000 sessões deste jogo no mês de janeiro), sendo este um feito que todos os jogos anseiam alcançar mas poucos conseguem.

No entanto ainda continuamos à espera. Continuamos à espera de uma continuação ou apenas de um final para esta fantástica série. E quando esse dia chegar aí sim, a internet vem a baixo.

half-life-3-iwant-to-believe

Deixamos então uma proposta: para quem nunca jogou nenhum dos jogos desta fantástica série recomendamos que numa próxima Steam Sale compre o pacote completo que contém 10 jogos da série ou inspirados nela bem como as bandas sonoras, que de resto são excelentes.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s