Amazon Lumberyard

Quando se vê Amazon escrito em algum lado a última coisa que me passa pela cabeça é “desenvolvimento de jogos”. Mas após este último anúncio do gigante da distribuição de bens e serviços, acho que teremos de olhar para a Amazon como mais do que livros, e-readers ou bugigangas, e passar a considerar que os seus web services terão, num futuro próximo, mais impacto que as restantes variantes…

LY_Computer_v2

Lumberyard

Quem está um pouco mais dentro do tema dos videojogos sabe que esta não é a primeira incursão da Amazon neste mundo (basta relembrar a compra do Twitch.TV), mas se antes o raio de ação da Amazon passava basicamente pela distribuição de conteúdos, é verdade que agora (poderá) passar pela criação dos mesmos. Ok, muitos poderão pensar que isto só surgiu aliado aos seus web services e que a Amazon ainda é muito jovem no ramo, ou que será apenas mais um motor de jogo no meio de milhares que existem, mas eu vejo a notícia com algum agrado até porque tenho sempre a ideia de (não o skill para) desenvolver um (minúsculo) jogo e a massificação de um motor poderá facilitar-me a vida.

Mas eu entendo a reserva de algumas pessoas

Vamos à parte que interessa, ou seja no que é que isto consiste.

Em poucas palavras, o Lumberyard é um motor de jogo multi-plataforma e gratuito (logo se verá) que tenta integrar os serviços de cloud computing da Amazon para ajudar no desenvolvimento de vários tipos de jogos, bem como o serviço do Twitch, sendo que algumas destas valências ainda não se encontram disponíveis. Embora o seu “foco” principal seja a sua implementação no desenvolvimento de jogos AAA, o que me parece é que será aplicado mais no desenvolvimento de jogos com uma forte componente de Social Network que outra coisa (duh!). Em termos de publicação do material produzido existem algumas restrições e para já parece que Steam, GOG e amigos ficam de fora da equação. Mas hey, Facebook gera muito dinheiro em microtransações! Ah, e na página de Download também é possível descarregar pacotes de assets para quem quiser testar o programa.

Será um bom motor, será um motor menos bom? Bom ainda não se pode dar respostas em concreto visto ainda se encontrar em fase Beta mas talvez daqui a uns meses já se possa dizer algo mais concreto.

O que é certo é que ele é gratuito para já, e existe uma forte possibilidade de pelo menos tentarmos criar qualquer coisa nele…

-Ruben

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s