Samsung Galaxy S7 e S7 Edge

Finalmente chegou: a nova geração Galaxy S… Para muitos isto é uma excelente notícia que também se apresenta como uma oportunidade para trocar de smartphone. Mas será este um anúncio repleto de novidades? Basicamente não. Os novos S7 e S7 Edge não fugiram muito às informações que foram libertadas nos últimos tempos… Mas vamos analisar em detalhe as especificações destes novos smartphones.

Design

6

Em termos de design, os novos “S” não fugiram ao design dos seus predecessores (e já há fãs de marcas concorrentes a criticarem este ponto) no entanto isso poderá não ser um aspeto negativo. Muito pelo contrário: a geração anterior dos Galaxy recebeu muitos elogios pelo seu design bem conseguido, e não havia nenhum benefício em estar a tentar mudar o paradigma. No entanto a Samsung não se limitou a fazer uma cópia exata dos S6. Houve algum refinamento especialmente na parte traseira já que foi diminuída a saliência da câmera e tornou-se a parte lateral mais curva melhorando assim a sensação ao toque e a forma como se segurava o equipamento, tornando assim o equipamento mais egonómico. Quem teve a oportunidade de segurar num S6 sabe o que é a sensação de segurar um equipamento que dá a sensação que poderá escorregar facilmente e que não se ajusta bem à palma da mão (mas as opiniões variam de pessoa para pessoa).

5

Estes equipamentos continuarão a apresentar um botão HOME físico que servirá também de leitor de impressões, sendo que tanto as colunas, microfone, jack 3.5mm e porta USB (sem nenhuma proteção física) se encontrarão na base do dispositivo. Os botões de volume estarão situados no lado esquerdo do dispositivo enquanto o botão de Power estará no lado direito. Em relação às dimensões destes botões (e feedback tátil) parece que não houve mudanças face ao S6. No topo do equipamento iremos encontrar uma slot que será um combo para o SIM e um cartão microSD.

11

Para já estes equipamentos estarão disponíveis em 4 cores: Black Onyx, Gold Platinum, Silver Titanium e White Pearl.

Ecrã

A versão S7 terá um ecrã de 5.1 polegadas enquanto a versão Edge apresentará um ecrã de 5.5 polegadas. Ambos os ecrãs serão Super Amoled e apresentarão uma resolução de 2560Px por 1440Px.

2

Em termos de funcionalidades associadas ao ecrã foram introduzidas algumas “melhorias”: a funcionalidade Always On (que permite que seja apresentada no ecrã apenas informação relevante como calendário, mensagens ou chamadas perdidas quando o equipamento se encontra bloqueado, sendo que o impacto no consumo de bateria seja bastante reduzido) e a expansão da “Task Edge” da versão Edge através da introdução de mais funcionalidades, liberdade de customização e maior utilização de espaço no ecrã (basicamente o corrigir de algumas das críticas apresentadas a esta funcionalidade). E como a Samsung disponibilizou recentemente o SDK das suas interfaces, é possível que num futuro próximo sejam lançadas aplicações de outras empresas para a Task Edge.

7

Câmera

Durante a apresentação destes dispositivos houve um foco muito grande nas capacidades dos novos sensores usados, tendo sido realizadas algumas comparações (especialmente com iPhones) e mostradas algumas imagens tiradas com estes equipamentos. No global sabe-se que ambas as variantes do S7 contarão com uma câmera traseira de 12MPx com a tecnologia Dual Pixel e uma abertura maior, permitindo melhorar a qualidade das imagens obtidas e a velocidade de focagem mesmo em condições de baixa luminosidade.

12

De referir que foi introduzido um novo modo de fotografia panorâmica, o Motion Panorama, que permite também “capturar o movimento” durante a foto permitindo uma experiência mais imersiva.

13

Em relação à câmera frontal não foi dada especial atenção mas em principio será um sensor de 5 MPx com f1.7 tal como a câmera traseira e que permitirá capturar imagens de melhor qualidade durante videoconferência (ou para tirar selfies…). Por fim convém referir que foram “apresentados” acessórios pensados exclusivamente para a fotografia com lentes de maior ângulo ou lentes fish-eye.

Bateria

Uma das queixas mais frequentes no que toca a smartphones é a sua autonomia. É certo que muitos de nós se habituaram na década anterior a telemóveis com autonomia de vários dias e a dificuldade em aceitar que temos de carregar o nosso smartphone, basicamente, todos é algo que tem tirado o sono a algumas companhias. Neste ponto a Samsung sempre esteve no pódio de melhor autonomia já que usava baterias de maior capacidade quando comparadas com a concorrência. Embora tenha dado um passo atrás como S6, a Samsung voltou “às origens” uma vez que usará baterias de maior capacidade: 3000 mAh para o S7 e 3600 para o S7 Edge, que acopladas com os novos chipsets usados conduzirá a um aumento da autonomia do equipamento.

17

Uma vez mais será mantido o suporte nativo para carregamento sem fios, e a função de QuickCharge será mais rápida, sendo que essa melhoria dependerá do chipset usado. Neste ponto foram também anunciados (de certa forma) alguns acessórios associados tais como o (já disponível no mercado) carregador sem fios, novos Power Bank e capas que também servem de Power Bank (e que não são propriamente muito bonitas).

18

Componentes internos

Tal como se tinha referido, haverá variantes dos S7 no que toca a componentes internos. Neste ponto a informação divulgada pela Samsung foi um pouco vaga já que não referiu especificamente qual ou quais chipsets vai usar, deixando apenas alguma informação comparativa da performance: um aumento de 30.4% na performance do CPU e 63.9% na performance do GPU. No entanto sabe-se que serão usados dois SoC diferentes na linha S7, nomeadamente um chip octa-core (suspeita-se que seja o Exynos 8890) e outro quad-core (quase certo que seja o Snapdragon 820), não havendo informação acerca que região vai receber que versão. No entanto ambos os modelos contarão com 4GB de RAM, havendo versões com diferentes capacidades de memória interna (32/64 GB confirmados para já) expansível por microSD até 200GB.

Devido ao uso de componentes de elevada potência foi implementado um sistema de heat pipes no dispositivo permitindo melhorar a dissipação de calor e com isso reduzir a sua temperatura de operação evitando assim thermal throttling e as críticas da comunidade (cough…Snapdragon 810… cough…).

16

Gaming

Este foi outro dos aspetos mais focados durante a apresentação ao ponto de terem convidado Tim Sweeney, fundador da Epic Games, para dar umas palavrinhas em relação às capacidades dos S7 em termos de gaming. Neste ponto no entanto há “apenas” 3 grandes novidades: o suporte à API Vulkan, um launcher otimizado para jogos que permite, entre outras coisas, desativar notificações ou os botões capacitivos e finalmente o Galaxy Game Pack que inclui mais de 200$ em dinheiro virtual de vários joguinhos do género Candy Crush e afins.

19.png

Recursos extra

Foram também apresentados novos recursos ou versões melhoradas dos já existentes. Um dos mais badalados foi mesmo a sua aptidão para a realidade virtual através da simbiose com o Gear VR ou o novo Gear 360. Haverá uma forte componente social nesta funcionalidade (especialmente no facebook daí Mark Zuckerberg ter aparecido na apresentação) mas devido à dependência de acessórios e ao fato de uma boa parte dos futuros utilizadores não se interessarem muito por esta tecnologia, este ponto irá tornar-se apenas num gimmick como sempre todos os Galaxy S tiveram.

samsung-gear-360-2340.0.jpg

Outro aspeto em foco foram os protocolos de segurança da Samsung Knox que associado ao leitor de impressões e a outras tecnologias de autenticação permitirão o fácil pagamento de compras através do Samsung Pay. Por fim convém também frisar que os novos S7 terão certificação IP68 o que significa que o telemóvel poderá ser submerso até 1.5m de profundidade (aproximadamente 1.15 atm de pressão absoluta) durante 30 minutos o que significa que podemos tomar banho com o telemóvel que não haverá qualquer problema.

10.PNG

Por fim, basta referir que estes equipamentos entrarão no mercado dia 11 de março e que quem fizer a pré-encomenda de um destes Samsung irá receber de presente um Gear VR (apenas nos países selecionados).

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s